Reengenharia


CONCEITO

“...consiste no repensar fundamental e no redesenhar dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas criticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo”.

Michael Hammer e James Champy - "Reengineering the corporation"



AS RAZÕES DA REENGENHARIA


Existem duas razões fundamentais: os efeitos da globalização que fez com que o mundo se tornasse mais competitivo e as exigências dos clientes.

Durante muitos anos, uma empresa era considerada segura caso fosse competitiva numa das três áreas:

- Custo/Produtividade
- Qualidade/Serviço
- Rapidez de resposta¹/ Flexibilidade


No momento atual em que vivemos uma empresa precisa ser boa no conjunto das três áreas.É preciso oferecer qualidade, com um serviço rápido e flexível e por um custo relativamente baixo.




FUNDAMENTOS DA REENGENHARIA 

A reengenharia fundamenta-se em quatro palavras-chaves, são elas: 

Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões: Por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira?

Radical: impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.

Processos: a reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “quê” e o porquê” e não o “como” do processo.

¹ Rapidez de Resposta - velocidade de atendimento e prontidão para atender cliente


AS BASES DA REENGENHARIA

A reengenharia baseia-se em três componentes: pessoas, tecnologia e processos. Na verdade, a reengenharia não focaliza nos seus órgãos e sim nos processos organizacionais, diferente das organizações voltadas para tarefas, serviços, pessoas ou estruturas, esquecendo dos seus processos e deixando os processos fragmentados pelos diversos departamentos. A reengenharia utiliza as pessoas interligadas com a tecnologia, deixando assim os processos informatizados.

CONSEQUÊNCIAS DA REENGENHARIA

Reengenharia de processos direciona as características organizacionais para os processos. Suas conseqüências para a organização são:

A tradicional departamentalização funcional é substituída por redes de equipes de processos e clientes.

A estrutura organizacional hierarquizada, alta e alongada passa a ser nivelada, achatada e horizontalizada. 

As atividades com ênfase no isolamento individual passam a basear-se em equipes com trabalhos multidimensionais e com ênfase na responsabilidade grupal, solidária e coletiva.

Os papéis das pessoas deixam de ser moldados por regras e regulamentos internos para a plena autonomia, liberdade e responsabilidade.

A preparação e desenvolvimento das pessoas deixam de ser feito por meio do treinamento específico, com ênfase na posição e no cargo ocupado, para se constituir em uma educação integral e com ênfase na formação da pessoa e nas suas habilidades pessoais.

As medidas de avaliação do desempenho humano deixam de se concentrar na atividade passada e passam a avaliar os resultados alcançados, a contribuição efetiva e o valor criado à organização e ao cliente.

Os valores sociais, antes protetores e visando à subordinação das pessoas às suas chefias, agora passam a ser produtivos e visando à orientação das pessoas para o cliente, seja ele interno ou externo.

Os gerentes, antes controladores de resultados e distantes das operações cotidianas, agora se tornam líderes e impulsionadores, ficando mais próximos das operações e das pessoas deixando de ser supervisores da ação dotada de habilidades técnicas para orientadores e educadores dotados de habilidades interpessoais.

CASOS DE SUCESSO

IBM
Uma redução de 6 dias na produção, um computador que era feito em 7 dias passa se então a ser feito em apenas 1 único dia.

FORD
Encontrava-se em forte declínio financeiro devido ao inócuo sistema administrativo, ao implantar o conceito de reengenharia conseguiu reduzir em 75% suas despesas. 

CASO DE INSUCESSO

KODAK

A kodak, optou por um software errado,o qual não deu certo devido ao seu auto custo e por ser de restritas funções. Além de ter levado muito tempo para se adaptar ao novo mercado que surgia.



X-ENGENHARIA


James Champy em seu novo livro X-Engineering the Corporation - Reinventing your Business in the Digital Age inicia um novo conceito da reengenharia, que é a x-engenharia, que é a reengenharia aliada a novas tecnologias, como a internet por exemplo. Segundo James Champy a “X-engenharia requer, exige, o redesenho colaborativo dos processos em várias organizações - quer no campo do b2b (entre empresas), como no b2c (com o consumidor). O seu objetivo é gerar uma nova proposta para o cliente e em simultâneo melhorar a eficiência da empresa. Creio que temos aqui uma oportunidade de transformar de alto a baixo o modo como indústrias inteiras operam.”


CONCLUSÃO

A reengenharia , um conceito criado após o final da era neoclássica veio com uma abordagem inovadora de mudança organizacional, aplicando uma mudança radical nos processos dentro da organização, visando atender as rápidas mudanças e transformações ocorridas no mercado e oferecer soluções práticas achatando as estruturas organizacionais, eliminando funções que geram custos desnecessários, incentivando o trabalho em equipe, dando autonomia e liberdade as equipes, informatizando os processos da organização visando agilizar e automatizá-los, tornar a empresa flexível impondo uma melhoria nos produtos e serviços visando a satisfação dos clientes.

Porem, a organização precisa estar focada no seu objetivo, tendo em vista que a reengenharia traz custos e por isso é necessário, ver se os ganhos a ser obtidos com o processo de reengenharia valham realmente a pena e ver também se ela é a melhor ferramenta a ser aplicada dentro da organização.

BIBLIOGRAFIA:

Sites:
Conceitos
entrevista com James Champy e x-engenharia
Historia da empresa Dell
Conceitos e gráficos de pesquisa realizada em Portugal
Resumo do livro manual de Reengenharia de Idalberto Chiavenato
Entrevistas com Michael Hammer e James Champy
Os links acima foram acessados entre o mês de março e abril de 2012

Livro:
CHIAVENATO, Idalberto. (2008). Administração Geral e Pública. Editora Elsevier

Este trabalho foi uma apresentação do meu grupo na sala de aula e devido a grande parte do conteúdo ter sido feito apenas oral, ficou bem resumido o conceito digitado.

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