Por que Cabral veio parar na costa brasileira, e por que ele?

A história do descobrimento do Brasil é repleta de mistérios, que após 500 anos continuam indecifráveis, podendo até ter respostas, mas nenhuma delas conclusivas. 

Duas perguntas intrigantes que são estudadas por historiadores ao longo dos anos são: Porque Pedro Alvares Cabral foi escolhido pra ser o comandante da esquadra em que tinha Bartolomeu Dias e Vasco da Gama? Porque erraram um caminho em que já haviam feito e vieram descobrir as terras do outro lado do Atlântico sendo a pretensão contornar o continente africano e logo com a maior armada que havia saído de Portugal até então, com os maiores nomes da navegação, no exato e redondo ano de 1500? 

Alguns estudiosos acreditam que Cabral foi escolhido para não terem de escolherem entre um dos dois maiores navegadores na época, e assim coloca-los os dois como comandantes de navio apenas e sob o comando de Cabral, até como uma forma de controlar o ego dos comandantes, para que um não ficasse subordinado ao outro. 

A biografia de Cabral carece de informações, muito pouco se sabe sobre ele e os motivos que o levaram a ser escolhido para comandar a maior esquadra portuguesa, sabe-se que ele possuía a honraria de Cavaleiro da Ordem de Cristo, uma honraria raramente concedida e que provavelmente ele fez grandes feitos para merecê-la. Também muito dificilmente uma missão dessa grandeza seria dada a alguém tão menos inexperiente a ponto de comandar Bartolomeu e Vasco da Gama. 

Nos relatos oficiais da coroa portuguesa a esquadra que partiu do Tejo no ano de 1500 estava a caminho das Índias e que essa missão se daria contornando o continente africano, fazendo uma espécie de “barriga” no atlântico buscando fugir de calmarias que dificultasse ou impossibilitassem a viagem, mas esse desvio da costa africana foi tão grande que acabou empurrando a expedição à costa brasileira, no outro lado do atlântico, ocasionando a inesperada descoberta desse território. 

Existem hipóteses que o relato oficial escondia a verdadeira intenção portuguesa quanto a missão comandada por Cabral. Acredita-se que alguns anos anteriores a terra já havia sido descoberta na região extremo norte da costa, Portugal desse feito se preparou ao longo de alguns anos para fazer essa missão oficial de descobrimento, tendo de mesclar os interesses que garantiam a sustentabilidade do reino, que era o comercio com as Índias orientais com o interesse de colonizar as terras na América que mesmo ainda “inexistentes”, já pertenciam a Portugal através do tratado das Tordesilhas, acordo feito entre Portugal e Espanha e ratificado pelo papa, porem contestado por outros reinos. 

Em um tempo onde descobertas aconteciam em todo o planeta, inúmeros reinos investiram em navegações em busca de conquistas, dessa forma era necessário Portugal fazer a descoberta o mais rápido possível e de forma oficial, nomeando cada lugar descoberto, apresentando um encontro amigável com os nativos e propagando isso para o mundo, assim foi feito. E mesmo assim, não impediu o avanço de navegadores enviados por outros reinos de contestar essa posse de Portugal e querer colonizar as terras descobertas por Portugal.

********************

DESCOBERTA do Brasil [Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500], Pintura á óleo de Oscar Pereira da Silva, 1922 [coleção Museu Paulista]
********************
"Índios a Bordo da Nau Capitânea de Cabral". [Nau Capitânia]
Pintura á óleo de Oscar Pereira da Silva, [coleção Museu Paulista]


Escrevi esse texto após a leitura do texto "Quem descobriu o Brasil?" do professor Joaquim Romero de Magalhães no livro História do Brasil para Ocupados, com organização de Luciano Figueiredo. No texto que li recentemente do livro Brasil: Uma Biografia também aborda esse tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

♪ Migração - Jair Rodrigues ♫

Chegada da Família Real de Portugal

ARTES: Malabarismo