CORUMBÁ

Um passo na História e um mergulho na natureza


Portas enormes que entram até mesmo um carro, corredores que nos levam a inúmeras portas e com azulejos muito bem trabalhados e ricos em detalhes, escadarias que fazem curvas e a cada passo ouve-se os estalos das madeiras. Subir degrau por degrau e no alto do prédio ver o imenso rio que molda as primeiras ruas da bicentenária cidade de Corumbá, conhecida também como capital do pantanal.

Ao acordar ver os primeiros raios do sol entrar pelos vãos da antiga janela de madeira, abri-lá e avistar a torre da igreja com o seu sino á badalar. E no café se encantar com vasos de barro colocados nos quatro cantos da sala de jantar.

Andar pelas ruas de Corumbá é fazer uma visita ao passado. Ruas que foram moldadas não por arquitetos e engenheiros mais sim pelo rio e pela natureza, com suas inúmeras curvas e acentuadas ladeiras, construções antigas de prédios e casarões, vislumbramos com os detalhes tanto fora quanto dentro de cada construção e que eram de imenso valor na época. nome da família,data de fundação e símbolos no alto da casa, balaustres nas marquises de frente aos quartos e salas, balaustres no topo das casas para esconder o telhado, portas arredondadas no andar de cima que substituíam janelas de frente para a rua.

Navegar pelo rio Paraguai é fazer uma visita a natureza. Folhas que flutuam sobre as águas, aves das mais diferentes espécies fazendo vôos rasantes sobre as águas e no entardecer em bando voam para seus abrigos, arvores que ficam na beira do rio e fazendo-o a fazer curvas ao passar por elas, e no final do dia ver o rio ficar com o aspecto de ouro ao maravilhar mais um belíssimo por do sol que com ele vai levando mais um dia.

Na noite percorrer pelas calçadas do jardim da independência, honrar os heróis que fazem ali ser chamado hoje pelo nome de Brasil, heróis que muitos deles perderam suas vidas mais nos deixou a sua coragem e a herança de livremente se cantar o hino nacional em cada praça e em cada escola de Corumbá e até mesmo em outros lugares do Brasil, se analisarmos até aonde está guerra poderia chegar.

Corumbá: uma cidade histórica, de um povo heróico e palco do espetáculo da natureza.
Pantanal: paraíso ecológico, com a fauna mais diversificada de peixes, pássaros e repteis e com a flora rica das mais diversas arvores e plantas aquáticas.
Jardim da Independencia
Rio Paraguai
Folhas sobre as águas e pescador ao enterdecer
Outras fotos: http://jezefotografias.blogspot.com/

Comentários

Paullo Lenore disse…
simplesmente tudo de bom, adorei o blog, esse texto então nem se fala, vc tem talento! Pretendo voltar sempre, se puder por favor me dar uma força e me seguir eu ficaria muito grato...
www.paullolenore.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

♪ Migração - Jair Rodrigues ♫

Chegada da Família Real de Portugal

ARTES: Malabarismo