SOBRE COMUNISMO... SOBRE PINOCHET


Charge do Jota A., reproduzida do Portal O Dia

Hoje me deparei com um vídeo de um grande empresário, Emilio Dalçoquio, herdeiro da maior empresa de transportes do Brasil, mas que hoje acumula dividas milionárias com a Petrobras, União, Estado, funcionários, etc. No referido vídeo ele invade uma reunião de um sindicato de professores e acusa-os de estarem ensinando sobre o comunismo aos alunos e faz vivas e elogios ao ditador Augusto Pinochet, alegando que ele matou muito menos que o comunismo. Por que ele esta errado?

Porque o comunismo é uma ideia politica e filosófica de origem social e econômica, e não um governo em si, se ele acusasse o Partido Comunista da União Soviética, sob o governo da extinta União Soviética ou outros governos intitulados comunistas de terem cometido tais atrocidades, daí sim ele teria razão.

E por que é uma covardia intelectual misturar um governo, com uma ideia?

Porque seria o mesmo que acusar o capitalismo, liberalismo, absolutismo, catolicismo, protestantismo, islamismo de terem matado milhões, o que também é errado, porque essas ideias sociais, religiosas e econômicas em si não matou ninguém, quem matou e mata são pessoas e governos que na ânsia de implantar suas ideias, sufocam toda voz opositora e contrária através de censuras, patrulhas e perseguições, assassinando lideres e opositores restantes que ousam desafia-los.

O comunismo remonta desde os tempos antigos da Grécia, através de Platão, com a defesa de uma sociedade igualitária, a ideia foi sendo disseminada desde então por inúmeros personagens da Historia, de diversas classes sociais e religiosas, porem foi popularizado em  um conceito moderno através do manifesto comunista publicado em 1848, por Marx e Engels, que defendia principalmente, o controle do Estado sobre todos os meios de produção e a ascensão do proletário excluindo a burguesia. A ascensão do comunismo se deu principalmente devido a revolução industrial que culminou numa depreciação das condições de vida do operário e a queda desse conceito se deu pela dificuldade de ascender à classe social das pessoas mesmo após uma divisão igualitária.

O estudo do comunismo está intrínseco ao estudo da Historia, da revolução industrial, do capitalismo, das ideias sociais e econômicas, das revoltas proletárias e das revoluções. Essa ideia filosófica não é usada hoje em sua plenitude em nenhum lugar do planeta, mas suas ideias socialistas estão implantadas em praticamente, se não totalmente, em todas as sociedades do mundo, até mesmo nas maiores nações capitalistas e liberais.

General Augusto Pinochet, o homem defendido pelo referido empresário, promoveu um golpe militar com apoio da CIA na inicio da década de 70 contra um governo socialista e democraticamente eleito no Chile. Em poucos anos as politicas socialistas e nacionalistas foram trocadas por politicas liberais na área econômica , as ideias extremamente liberais do grupo intitulado como “Chicago Boys” fizeram escola no Chile e diversos de seus alunos participaram de ministérios e das politicas econômicas durante o governo Pinochet. Após um período de recessão houve um milagre econômico no final da década de 70, voltando a passar por uma recessão no inicio da década seguinte devido principalmente ao cenário geopolítico mundial.

As ideias liberais econômicas contracenavam com a falta de liberdades civis, sociais e politicas, os direitos foram suprimidos e milhares de opositores foram perseguidos, torturados e mortos. Mesmo após a queda do regime e a volta da democracia as politicas liberais caminharam no Chile, sendo quase unanime entre os partidos tanto de esquerda como direita a necessidade de uma nação pequena como o Chile priorizar o livre comercio através de acordos multilaterais e bilaterais em todo mundo.

Augusto Pinochet respondeu por centenas de processos por crimes financeiros e humanitários, foi condenado internacionalmente e passou quase dois anos preso na Inglaterra, sendo solto após interferência de Margareth Thatcher, mais tarde, ao falecer no Chile não teve honras de Estado e nem foi decretado luto nacional. Os avanços econômicos durante seu governo contracenaram com a crueldade do regime.

Os fatos históricos não mudam, mas a forma de conta-los e interpreta-los sofrem variações dependendo de cada observador e estudioso e as analises dos contextos aos quais os fatos estão inseridos. O que não pode é culpar uma ideia, no caso o comunismo ou liberalismo econômico pelas atrocidades dos regimes, sendo que a violência esta geralmente associada á um golpe de Estado, podendo ser ele revolucionário ou reacionário, ou mesmo um projeto de pessoal de poder se mudanças ideológicas, outro fator  determinante são as ideias totalitárias que não admitem ideias divergentes e opositoras,  e isso independe da ideia social e econômica ou do espectro ideológico.

O melhor caminho para qualquer sociedade evitar situações de um governo debandar para o radicalismo são as pessoas defenderem a ordem democrática, respeitando a oposição politica e a pluralidade de ideias e opiniões na sociedade e também reprimindo todo e qualquer ataque às instituições democráticas.



Links do vídeo citado
https://diarinho.com.br/noticias/geral/emilio-dalcoquio-e-grupo-invadem-reuniao-de-sindicato/
https://www.youtube.com/watch?v=2f0xVZavlE0


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

♪ Migração - Jair Rodrigues ♫

Chegada da Família Real de Portugal

ARTES: Malabarismo